Um Trator na Casa Branca

Em maio de 1971, dezenas de entidades que representavam os agricultores americanos tomaram os jardins da Casa Branca. Não para protestar, mas para receber uma homenagem do presidente Nixon.


No dia 7 de maio de 1971, a Casa Branca sediou um evento especial para os agricultores, trazendo dezenas de entidades, pesquisadores, jornais, emissoras de rádio e empresas do ramo agrícola para Washington. Era o "Salute to Agriculture" day, algo como "Dia Nacional de Saudação à Agricultura", saudando não apenas uma única raiz tuberosa, como outros mandatários dos dias atuais, mas todo o agronegócio.



No meio do gramado, destaca-se a imagem de um trator International Harvester 544. O modelo da IH foi fabricado entre 1968 e 1973 e custava, na época, US$ 7500,00. O pequeno trator de 50 HP tinha versões diesel e gasolina.

Semanas antes, quando realizou o anúncio oficial sobre o evento, Nixon declarou que a data seria uma homenagem aos agricultores americanos, por suas realizações e sucesso na produção de alimentos para o país e para milhões de pessoas no resto do mundo. Disse ainda que o povo deveria saber que o país devia aos agricultores, estes 5% da população que alimentam todo o resto e ainda geram bilhões de dólares no processo.