SESAM - O Protótipo de Trator Elétrico da John Deere

Um trator que funciona totalmente com baterias e tem mais potência elétrica que um carro Tesla.



Os carros elétricos já são uma realidade, ainda que longe do poder de compra da maioria da população. A Tesla Motors, mesmo não sendo pioneira no negócio, pode ser considerada a Apple deste tipo de carros, fincando o pé no mercado com esportivos de ótimo design e eficiência.

A vez do campo

A John Deere lançou o SESAM, um conceito ou protótipo de trator elétrico com 130 kWh (um celular tem uma bateria com cerca de 10 watts), usando como base o seu trator 6R. Para comparar com o Tesla mencionado acima, o mesmo tem "apenas" 100 kWh. Ligados nestas baterias, estão dois motores de 150 kW (um para as rodas, outro para a tomada de força).



Todo este arranjo elétrico fica equivalente a um motor convencional de 400 hp. O trator pode deslocar 55 km com uma carga de bateria, que precisa de 3 horas para receber uma carga.

Torque instantâneo e som característico





SESAM significa "Sustainable Energy Supply for Agricultural Machinery", ou "Suprimento de Energia Sustentável para Maquinário Agrícola". E tratores elétricos estão no futuro da John Deere, que já prepara uma unidade dedicada para esta linha.

O SESAM será apresentado na Feira Internacional de Agronegócio em Paris, que começa no dia 26 de fevereiro.