Operadora dos EUA vai usar drones para aumentar a cobertura de sua rede 4G

O foco inicial do projeto está no aumento de cobertura em áreas afetadas por desastres naturais.

Drones de grande capacidade, carregando em seu interior uma estação de rádio completa, para a comunicação de redes celulares 4G. O projeto está em desenvolvimento pela operadora Verizon, nos EUA.

O foco está na possibilidade imediata de disponibilizar, de forma rápida e eficiente, uma rede para locais atingidos por acidentes ou desastres naturais. Quando em pleno funcionamento, a empresa investirá na oferta de serviços para monitoramento de oleodutos, geração de imagens de lavouras e linhas de alta tensão.

Drone operadora celular

As leis americanas proíbem o uso de drones além da visada do controlador, ou seja, quem está com o rádio na mão precisa estar permanentemente em contato visual com o equipamento. De qualquer maneira, a empresa já está em processo de certificação de seus equipamentos e na expectativa da mudança das leis, para a ativação do sistema, em um futuro próximo.

Vale lembrar que a Verizon não está sozinha. Google e Facebook estão na corrida para a implementação de conexões de internet por drones e balões.

Saiba mais sobre o Projeto Aquila, do Facebook.

Posts relacionados