Minecraft, Farming Simulator, Redneck Rampage e Farmer Dan: Videogames e agricultura

Minecraft

O mundo dos videogames dedicou vários títulos para a agricultura. Veja aqui alguns deles (além do Minecraft)

 

O mundo rural quase sempre foi bem representado no mundo dos jogos. Desde os tempos do Atari, títulos como “Farmer Dan” mostravam em poucas cores e efeitos sonoros limitadíssimos, um agricultor defendendo sua plantação de uma marmota infernal. Para a capacidade da época, era garantia de tardes inteiras de diversão.

Nos anos 90, com a explosão dos jogos para PCs, até mesmo um FPS (jogo em primeira pessoa) de tiro foi lançado. O Redneck Rampage tinha dois caipiras que atiravam em tudo e em todos para recuperar seu porco raptado por aliens. O lançamento ficou durante muito tempo no centro de uma polêmica sobre racismo nos EUA (o termo redneck e as expressões usadas no jogo eram altamente pejorativas).

 

Em meados dos anos 2000, com a proliferação dos jogos sociais dentro do finado Orkut e do Facebook, dois jogos fizeram muito sucesso entre os usuários: Colheita Feliz no primeiro e Farmville no segundo. Ambos eram viciantes e faziam as pessoas cuidarem de cultivos e criações de animais virtuais na tela do computador, durante horas. A coisa ficou um pouco esquisita quando o Colheita Feliz deu para o usuário a opção de “produzir” pequenos potes de chocolate Bis.

 

MST Colheita Feliz

 

Na área da simulação, o líder indiscutível é o Farming Simulator. Praticamente todas as máquinas existentes no mercado agrícola encontram representantes no simulador, onde é possível executar as tarefas do dia a dia em um cenário bem realista, em grandes culturas e também na área florestal. Existem empresas como a Saitek que fabricam controles (botoneiras, pedais e volantes) especialmente para o jogo, tornando a simulação ainda mais próxima da realidade. O jogo serve até como material de apoio para aulas de mecanização agrícola.

Por último, o Minecraft. A premissa é simples: construir qualquer coisa à partir de blocos em um cenário virtual. Com alguns mods, é possível incrementar alternativas agrícolas para o joguinho, com o uso de tratores e implementos. Tudo muito rudimentar. Mesmo assim, o jogo é um dos maiores sucessos da história do videogame e foi recentemente comprado pela Microsoft, tornando seu desenvolvedor um milionário. Experimentem digitar “Minecraft” no Youtube, o conteúdo dedicado ao tema é imenso (mas não se enganem com as miniaturas dos vídeos pois são versões realistas dos cubinhos repetitivos presentes na brincadeira).

 

Posts relacionados