Ursus

Desde 1893, a fábrica é parte da história da Polônia e já foi estatizada, destruída, passou por guerras e hoje resiste, produzindo máquinas e implementos agrícolas.

A Ursus foi fundada em 1893 por 3 engenheiros na Polônia, com a ajuda de alguns sócios capitalistas. Produzindo escapamentos, caminhões e acessórios, nos tempos do czar russo.

Estatizada em 1930, produziu equipamentos militares até o final da Segunda Guerra, quando as plantas se dedicaram ao mercado agrícola, produzindo uma cópia do trator alemão Lanz Bulldog, batizada de Ursus C-45.

Hoje, em tratores, a empresa, sem o brilho e número de vendas do passado, conta com duas linhas bem diferentes, uma para a União Européia, com visual bem moderno e outra para exportação, com um visual bem mais conservador e maior potência.

Ursus

Na linha doméstica, o maior trator é o 3150-V Power, com motor Deutz EU IV de 150 hp. Na linha exportação, o Ursus 18414 é o maior, com motor DEUTZ BF6M1013FC.

Curiosidade: os trabalhadores da Ursus tiveram grande participação nos movimentos políticos do sindicato Solidariedade, nos anos 70/80.

Créditos da imagem do trator C-45: Ursus C-451 By Konflikty.pl, Attribution, aqui.

 

Mais sobre a empresa

A antiga fábrica de tratores Ursus, localizada na Polônia, desempenhou um papel significativo na história industrial do país e na produção de maquinário agrícola. Fundada em 1893, a fábrica originalmente produzia armamentos militares, mas eventualmente se expandiu para a fabricação de tratores e outros equipamentos agrícolas após a Segunda Guerra Mundial.

Durante os anos de sua operação, a Ursus se destacou como uma das principais produtoras de tratores na Europa Oriental. Seus tratores eram conhecidos por sua durabilidade e adaptabilidade às condições agrícolas desafiadoras da região. A fábrica Ursus também foi pioneira em inovações tecnológicas na indústria de maquinário agrícola.

No entanto, a fábrica enfrentou desafios econômicos ao longo dos anos, especialmente durante a transição da economia planejada para a economia de mercado na Polônia após o colapso do bloco soviético. A concorrência de fabricantes estrangeiros e as dificuldades econômicas resultaram em declínio na produção e problemas financeiros.

A fábrica Ursus passou por várias reestruturações e tentativas de privatização ao longo das décadas, mas continuou a lutar para se manter competitiva no mercado global. Apesar dos desafios, a marca Ursus ainda é lembrada com carinho por muitos poloneses e é vista como um símbolo da história industrial e agrícola do país.

Embora a antiga fábrica de tratores Ursus possa não estar mais ativa como antes, seu legado perdura como parte da herança industrial da Polônia e sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura na região.

 

Posts relacionados